Olá professor(a)! 

Aqui você vai encontrar atividades educativas para a exposição Decifra-me ou te devoro – o enigma da cidade do artista Marçal Athayde. 

Visite a mostra virtualmente aqui

Não deixe de ver a exposição na nossa galeria virtual clicando aqui

Desejamos que esta proposta colabore para que suas aulas sejam divertidas e inspiradoras! 

Atividades Lúdicas

A ideia da Trilha do Click é conhecer várias obras de arte por meio de cliques, além das obras presentes na exposição. Ao longo do percurso, o visitante fará algumas escolhas que o levarão para diferentes trilhas dentro do jogo, com a opção de voltar e conhecer mais de um caminho se quiser. Assim, cada pessoa que joga pode conhecer artistas e conteúdos diferentes dependendo das escolhas feitas e dos caminhos percorridos.

Saiba mais sobre a Trilha do Click

Indicação: a partir do 7º ano

Trata-se de um exercício de leitura de imagem a partir de uma obra do artista Marçal Athayde. Ler imagens é uma habilidade muito útil que nos auxilia a interpretar melhor as informações visuais, a decodificar camadas de significados ocultos e eaproximar mais de obras de arte, sejam visuais ou audiovisuais. Além disso, é um exercício que amplia o repertório estético e o senso crítico dos estudantes, instrumentalizando-os na leitura de mundo. 

As atividades a seguir são complementares a esta. Sugerimos começar com a Leitura de Imagem e continuar com uma das três produções artísticas que preparamos para dinamizar suas aulas. 


Indicação: a partir do 7º ano

Esta atividade prática busca aproximar os estudantes do processo de criação artística que o próprio artista utiliza: fotografar e desenhar. Uma boa pedida para sensibilizar o olhar para os objetos e os lugares cotidianos. 


Indicação: a partir do 7º ano

Esta atividade investiga a técnica de perspectiva na produção de Marçal Athayde, passando pelo conceito, visando auxiliar os estudantes a identificar a aplicação em obras de arte, até chegar na prática: momento em que o aluno é convidado a produzir um desenho fazendo uso da técnica. 


Indicação: a partir do 7º ano

Inspirado no trabalho de Marçal Athayde, o estudante é convidado, nesta atividade, a observar a sua própria imagem gerada por objetos que refletem e a registrar essa imagem distorcida da realidade. 

PARA SENSIBILIZAR E CONTEXTUALIZAR!

A exposição “Decifra-me ou te devoro – O enigma da cidade”, de Marçal Athayde, com curadoria de Rafael Peixoto e Marcus de Lontra Costa, traz 32 obras entre esculturas e pinturas. Marçal investiga em suas obras relações entre o indivíduo e a cidade. Ele conta que em seu processo criativo percorre caminhos pela cidade e guarda alguns locais em forma de fotografias, que posteriormente auxiliam na composição das pinturas.

Marçal Athayde nasceu no Maranhão e no ano de 1985 se mudou para o Rio de Janeiro, mudança essa que repercutiu em sua obra, trazendo novas pesquisas cromáticas e outras investigações. O artista nos convida a pensar qual o lugar do indivíduo em uma metrópole? Como e até onde ele se encaixa nessa estrutura complexa que é uma cidade grande? Sabemos que essas selvas de pedra podem ter muitos fatores repressores e também outros muito estimulantes. Qual a sua relação com a cidade? Estimule os estudantes a refletirem sobre essa pergunta. 

Criando relações: se quiser acrescentar outra linguagem artística na discussão sugerimos a música “A Cidade” de Chico Science.