O que é?

A ideia desta atividade é conhecer várias obras de arte por meio de cliques. Além das obras presentes na exposição em cartaz, é possível entrar em contato com outras linguagens e outros conteúdos que fazem relação com a mostra expositiva. Ao longo do percurso, o visitante fará algumas escolhas que o levarão para diferentes trilhas dentro do jogo, com a opção de voltar e conhecer mais de um caminho se quiser. Assim, cada pessoa que joga pode conhecer artistas e conteúdos diferentes dependendo das escolhas feitas e dos caminhos percorridos.

Benefícios

A Trilha dos Cliques trabalha com a criação de relações entre diversas mídias e conteúdos, reforçando que quanto maior a bagagem cultural mais rica será a leitura de mundo do estudante. As relações são inicialmente apresentadas pelo jogo e em seguida vai se criando um movimento no qual o jogador começa a criar suas próprias relações, estimulando sua criatividade e imaginação.

A leitura de imagens também é uma habilidade importante que pode ser desenvolvida no jogo, e que pode posteriormente ser aprofundada em sala de aula. Como as obras de arte possuem muitas camadas de significados, são um campo rico para que os alunos possam refletir e expor suas próprias opiniões a respeito. Dessa forma podem desenvolver o senso crítico, o diálogo, o debate entre ideias divergentes.

Duração sugerida: 20 a 30 min

Dicas

Pode ser interessante promover uma conversa entre os estudantes ao final da atividade para que eles troquem informações sobre as escolhas que fizeram e os diferentes caminhos que percorreram.

Você também pode associar esta atividade com outras sugeridas a seguir.

Como aplicar?

A aplicação é muito simples. Basta escolher qual versão se adequa à série dos seus alunos e disponibilizar o link para a turma como uma atividade a ser realizada. A interação é super intuitiva, eles vão curtir!