2ª Live do Museu Educativo

Diálogos entre arte, jogo e educação

O Instituto Bem Cultural – IBC, apresenta a segunda Palestra/Live do Projeto Museu Educativo, com a temática Arte Educação.

Visando aproximar o público, sobretudo os educadores, do Museu Nacional da República, serão realizadas 4 palestras no formato Live com temáticas transversais relacionadas à Educação Patrimonial, Arte Educação, História da Arte, e Curadoria.

Nossa segunda Live do Museu Educativo abordará a Arte Educação a partir de uma conversa lúdica. Alberto Tembo Duvivier, Auber Bettinelli, Stella Ramos e Thelma Löbel, integrantes do Zebra5, constroem coletivamente pensamentos em arte, jogo e educação tendo o diálogo como eixo.

O Zebra5 ( @zebra_5 ) é um coletivo de artistas educadores que acredita no jogo como um valioso elemento do aprendizado estético. Atua em instituições culturais e educacionais, com propostas relacionadas aos universos lúdico e artístico, em geral com foco nas artes visuais, teatro, literatura ou educação ambiental. Com atividades e contextos diversificados, atua com formação de educadores e equipes, elabora propostas para exposições, jogos com conteúdo artístico, materiais gráficos educativos ou outros projetos que envolvam jogo, arte e educação.

Thelma Löbel

Bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e licenciada em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes. Pós-Graduada em Educação Lúdica em Contextos Escolares, Não Formais e Corporativos do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Desde 1998, trabalha com educação em museus e instituições culturais, desenvolvendo propostas educativas, formação de educadores e coordenação. De 2009 a 2014 coordenou o Núcleo Educativo do Museu da Casa Brasileira. Acredita no jogo e na arte como práticas da sensibilidade, liberdade e imaginação fundamentais para a formação integral do ser humano.

Stella Ramos

É licenciada e bacharel em Artes Plásticas pela Unicamp. Atua desde 1999 com educação e pesquisa em diversos museus, centros culturais e ongs. Trabalha com formação de educadores e com o desenvolvimento de materiais educativos para instituições culturais, especialmente na produção de conteúdo e texto. Tem especial apreço por trabalhar com equipes e com o desenvolvimento de propostas que conjuguem e expandam os campos da arte e da palavra no espaço, em abordagem poética. Acredita na potência do afeto e da delicadeza. É Pós Graduada em Educação Lúdica pelo ISE – Vera Cruz (SP).  Cursando especialização em Educação e Direitos Humanos pela Universidade Federal do ABC. Além do jogo, tem interesse por literatura e cinema.

Auber Bettinelli

Designer pela FCA/Mackenzie e ator pela EAD/ECA/USP, pós-graduado em Ciências Holísticas e Economia para Transição pela Escola Schumacher Brasil. Pesquisa e atua na mediação cultural em arte e patrimônio desde 1998. Desenvolve oficinas, textos, materiais gráficos pedagógicos, jogos e intervenções poéticas. Coordena projetos de formação para educadores de ONGs, centros culturais, museus e professores do ensino formal em instituições como Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc, SESI/SP, MAM/SP e Pinacoteca do Estado de São Paulo. É autor de livros didáticos, incluindo a coleção APOEMA ARTE (Editora do Brasil) aprovada no PNLD 2020. Como artista participa de projetos coletivos que mesclam teatro, literatura e artes visuais. É coautor do Jogo Abstratus – Esculturas de Palavras, ganhador do Prêmio Ludopédia 2018 – Designer Nacional.

Alberto Tembo

Formado em Artes Plásticas (FAAP), com pós-graduação em Educação Lúdica pelo ISE – Vera Cruz (SP) e em Ciências Holísticas e Economia para a Transição pelo Schumacher College Br. Trabalhou como mediador em várias instituições culturais com propostas lúdicas de mediação. Pesquisa o conceito de visita-jogo em exposições. Compreende o trabalho de artista e educador como indissociáveis, desenvolvendo obras-jogo em diversas ocasiões. Além do jogo, tem interesse por questões ecológicas, sendo o ambiente um dos principais temas de seu trabalho artístico.