Olá professor/a!

Essa atividade oferece uma estratégia de aproximação dos Patrimônios Culturais a partir de vivências pessoais e afetivas com a cidade e seus bens culturais. Isso acontece por meio de uma atividade dividida em três pistas, que visam instigar nos estudantes uma aproximação mais criativa com a cidade e os seus bens culturais.

O que é?

Caminhos do Patrimônio é uma atividade pedagógica seriada, composta por vídeos e imagens, feita para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Ela é composta por 3 pistas: Minhas Coleções, Mapas Afetivos e Meu Museu. As pistas podem ser compartilhadas via whatsapp ou utilizada por google formulário.

Segmento: a partir do 4º ano

Como aplicar?

A proposta é que seja aplicado de forma seriada e que a cada pista entregue, o estudante faça uma atividade criativa como devolutiva da pista. A sugestão de intervalo entre uma pista e outra é de uma semana, mas este prazo pode ser adaptado de acordo com seu planejamento de aula.
Duração sugerida: 3 semanas (adaptável)

Caminhos do Patrimônio – Pistas:

Pista 1 – Minhas coleções
Nesta primeira pista trazemos a pergunta  “O que é patrimônio para mim?”

Pista 2 – Mapas Afetivos
Nesta pista vamos descobrir formas de fazer um mapa afetivo!

Pista 3 – Meu Museu
Nesta pista  apresentamos o Museu fazendo conexões com as pistas anteriores?!

Bônus

para facilitar sua rotina, preparamos alguns materiais complementares:

• Kit de referências: Nós preparamos uma curadoria de materiais sobre educação patrimonial que vão te inspirar e te instrumentalizar sobre o tema. Baixe aqui o Kit de referência

Antes de aplicar a proposta com sua turma, que tal experimentar os Caminhos do Patrimônio? Desejamos que este trajeto seja muito instigante!inhos do Patrimônio?

Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a gente!
nossomuseueducativo@gmail.com