O projeto do Programa Educativo Museu Nacional da República proposto pelo IBC está dividido em duas grandes etapas. A primeira será de criação das ferramentas, das metodologias e dos conteúdos de mediação virtual, momento em que vamos desenvolver a resposta para a pergunta: “como unir o Museu e suas exposições com os diversos públicos, sobretudo o público escolar?”.

Na segunda etapa vamos mobilizar as instituições de ensino e o público em geral para se conectarem ao Museu, além de continuar com a produção de conteúdo para alimentar a plataforma web desenvolvida na primeira etapa. É importante dizer que a concepção dessas ferramentas e metodologias será feita em diálogo com o público. Diversos representantes do universo do Museu serão convidados para co-criar: estudantes, professores, arte-educadores de museus, dentre outros.

Além da mediação do conteúdo das exposições o Programa Educativo terá três grandes ações visando estreitar as relações entre a Escola e o Museu:

1. Uma linha de Educação Patrimonial visando contribuir com a aplicabilidade da Portaria nº 265 de 2016, que institui a política de Educação Patrimonial no âmbito da Secretaria de Educação do DF;
  2. Atividades para professores no formato Live;
  3. Um projeto que pretende fomentar o protagonismo de jovens estudantes, no qual um grupo de alunos de escolas públicas do DF vai criar meios de aproximação entre o Museu e outros jovens. Além disso, pretendemos fortalecer a Rede de Educadores de Museus e Instituições Culturais local (REMIC-DF) promovendo encontros virtuais com os profissionais da educação museal.