Perguntas Frequentes

 
1. O que é o Museu Nacional da República?

O Museu Nacional da República é integrante do Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na arte brasileira. O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes. Além disso, o Museu possui um acervo com aproximadamente 1.400 obras de arte produzidas no Brasil desde meados do século XX até os dias atuais. Dessa forma, contribui para a educação democrática por meio da cultura e ativa o turismo.

2. Qual endereço, horários de visitação e contatos do Museu Nacional da República?
  • Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto – Zona 0.
  • Horário de visitação: sextas, sábados e domingos das 10h às 16h – horário reduzido em atendimento ao protocolo de segurança para enfrentamento da pandemia conforme Portaria SECEC-DF nº 179 de 16 de setembro de 2020
  • Telefones: (61) 3325-5220 e 3325-6410.
  • E-mail: museu@cultura.df.gov.br.
  • Instagram: https://www.instagram.com/museunacionaldarepublica/
  • Facebook: https://www.facebook.com/museunacionaldarepublica/
3. É possivel fazer agendamentos de visitas para o Museu Nacional da República?

Sim, o agendamento de visitas escolares deve ser feito pelo telefone do Museu ou ainda, pelo telefone divulgado pela produção do evento.

4. Quais são os canais de acesso à programação do Museu Nacional da República?

As informações relativa à programação podem ser obtidas através do acesso às redes sociais do Museu Nacional da República:
www.instagram.com/museunacionaldarepublica/
www.facebook.com/museunacionaldarepublica/
www.cultura.df.gov.br/museu-nacional/?fbclid=IwAR3OYLMyISt6I-daGbO0UaM4qJt

5. Como é o prédio do Museu Nacional da República?

Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio do Museu Nacional da República tem o formato de uma semiesfera. A cúpula mede 25 m de raio, a base 32,6 m de raio e ele tem 26,25 m de altura. Sua área total é de 15.000 m².

Seu interior é dividido em quatro pavimentos: subsolo, piso térreo, piso superior para exposições e mezanino. No pavimento superior, com acesso independente por meio de duas rampas, está a grande área de exposições com um vão livre de 3.203,19 m², destinado a realização de mostras.

Acima deste vão está o mezanino, que é uma plataforma de 719,63 m² e a ele estão ligadas as rampas e elevadores provenientes do expositivo, mais a plataforma de carga e a escadaria de serviço. No piso térreo encontra-se uma das entradas principais do prédio que dá acesso ao auditório maior (700 lugares) e a outro menor (85 lugares). Ainda neste espaço encontra-se a galeria do térreo que recebe exposições de pequeno porte. As manifestações culturais também ocorrem na área externa do Museu, que é circundado por três espelhos d’água.

A estrutura do prédio é toda em concreto, e sua cobertura, também é de concreto, o que gera uma estrutura dupla. A face externa da cúpula recebeu impermeabilização contra água e ressecamento, antes da pintura, toda na cor branca. A face interna da calota, visível do expositivo e mezanino, foi recoberta com placas de gesso; a parte inferior foi pintada com tinta à base de água e a parte superior coberta por revestimento acústico. A iluminação ambiente é indireta, feita por reflexão, a partir do piso de um grande lustre central.

6. Qual o histórico do Museu Nacional da República?

O Museu Nacional da República já aparecia no Relatório do Plano Piloto de Brasília, elaborado em 1957 por Lúcio Costa, e foi idealizado para fazer parte do Setor Cultural Sul da Nova Capital.

Obra de Oscar Niemeyer, o Museu começou a ser construído em 1999 e foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006. A edificação representa uma síntese arquitetônica da alta modernidade que compõem os monumentos da Esplanada.

7. Qual a missão do Museu Nacional da República?

Elevar e revelar ao maior número de pessoas possível, a cultura visual contemporânea, com vistas também no seu incentivo, difusão e seu reconhecimento pleno como um bem cultural universal, que deve ser preservado e democratizado. Pautado pela liberdade de expressão, este museu visa ainda, abrigar manifestações culturais diversas, que venham contribuir para a pesquisa e a experimentação das diversas linguagens artísticas e culturais, com vistas no seu fomento, difusão e facilitação ao seu acesso, por meios formativos e informativos ágeis, globais e socioeducativos.

8. Como foi feita a escolha da Instituição para executar o Programa Educativo do Museu Nacional da República?

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal abriu em 14 de junho de 2019 inscrições para o Edital FAC-Ocupação 02/2019. Os interessados tiveram até o dia 25 de julho para formalizarem suas propostas. Ao todo, foram investidos R$7,7 milhões em pelo menos 106 projetos.

Lançado em 30 de abril de 2019, o chamamento visava a ocupação de espaços e equipamentos públicos como Rede de Bibliotecas Públicas do DF, Museu Nacional da República, Centro Cultural Três Poderes, Centro de Dança, Casa do Cantador, Complexo Cultural de Planaltina, Complexo Cultural de Samambaia, Museu Vivo da Memória Candanga, Catetinho, Setor de Diversões Sul, Setor Comercial Sul e Espaço Cultural Renato Russo.

A ideia foi valorizar os equipamentos em todo o Distrito Federal, promovendo a difusão cultural. As atividades tinham a previsão de realização a partir de dezembro de 2019, em diversos segmentos como artes plásticas, artesanato, audiovisual, patrimônio, cultura popular, circo, dança, design, música e pesquisa e capacitação na área cultural.

Para o Museu Nacional da República o objetivo foi selecionar 2 (dois) projetos que oferecessem a realização de programas educativos, com o objetivo de ampliar o acesso da população à fruição da arte, dos bens e serviços culturais; promover a sensibilização para a arte e para a cultura; fomentar a formação artístico-cultural, a capacitação e o aperfeiçoamento profissionalizante, além de complementar a atividade escolar e ordinária.

A análise técnica e de mérito cultural dos projetos foi realizada por comissões de julgamento específicas, conforme publicado em 13 de junho de 2019, no Diário Oficial do Distrito Federal. A seleção foi feita por pareceristas credenciados, conforme prevê o Art. 38 do Decreto nº 38.933, de 15 de março de 2018.

O Edital FAC-Ocupação 02/2019 pode ser acessado no endereço eletrônico: http://www.fac.df.gov.br/?p=19175

9. Qual a instituição foi selecionada pela Secretaria de Cultura para executar o Programa Educativo do Museu Nacional da República?

Foram selecionados dois projetos apresentados por duas instituições por meio do Edital FAC-Ocupação 02/2019, entre elas o Instituto Bem Cultural – IBC.

O IBC é uma Instituição de direito privado, sem fins lucrativos, constituída em 2011.

As atividades do IBC se referem a execução direta de pesquisa, projetos, programas e planos de ação, através de serviços técnicos e intermediários a outras organizações com ou sem fins lucrativos e a órgãos do setor público que atuam em áreas afins.

Tem em sua base os princípios de associação colaborativa que busca a promoção e difusão da cultura nacional.

Para consecução de seus objetivos o Instituto estabeleceu em sua constituição a necessidade de ter presente no desenvolvimento das suas atividades a sustentabilidade, preservação do meio ambiente e a ampla difusão do conhecimento e inserção social.

O Instituto Bem Cultural entre outros projetos, desenvolve:

  • MID – Movimento Internacional de Dança 2018
  • Festival de Teatro Brasileiro
  • Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território DIST – Ribeirão das Neves/MG
  • Projeto Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território DIST – Rio Largo/AL
  • MID – Movimento Internacional de Dança 2016 – CCBBs Brasília (DF) e Belo Horizonte(MG)
  • Projeto Território Criativo DF
  • Festival Dança França Brasil – CCBB BSB
  • Caravana Eros Impuros
  • Carnaval Multicultural CCBB Brasília
  • Arraiá CCBB – Uma Homenagem à Cultura Popular – Brasília
  • Espaço Cultural Renato Russo 508 SUL
  • Museu da República – Programa Educativo

Saiba mais acessando http://www.institutobemcultural.org.br/

10. Quem são os colaboradores do IBC que participam do projeto?

ROSEANE COELHO BRAGA

Coordenação Geral do Projeto

ARLENE VON-SHOSTEN

Coordenação Pedagógica do Programa Educativo

LEONARDO SILVEIRA HERNANDES

Coord. Administrativa e Financeira

MAXIMINO MORAIS LAGE

Coordenação de Comunicação (mobilização e difusão)

LUÊNIA GRACIENE SILVA GUEDES 

Supervisão de Arte-educação

DANIELLE DELABENETA DUMOULIN

Supervisão de Arte-educação

KLARA COELHO BARKER

Assistente de Coordenação

PATRICIA MAYER REIS

Designer Gráfico

RENATO DE SOUZA

Programador

ISABELA FORMIGA NASCIMENTO

Mediadora de Arte-Educação

VANESSA SILVA DOS SANTOS

Mediadora de Arte-Educação

11. Qual o período de realização do projeto selecionado?

O Termo de Ajuste 128/2020 foi assinado em 17 de março de 2020 em função das contingências de enfrentamento da pandemia do COVID-19; o projeto foi reescrito e aprovado novamente pelo Conselho de Cultura em 12/08/20 e 16/09/20, ficando sua execução definida para o período de 21/09/2020 a 21/09/2021.

12. Qual o Objeto do Projeto do Instituto Bem Cultural – IBC selecionado pela Secretaria de Cultura para executar o Programa Educativo do Museu Nacional da República?

O objeto do projeto aprovado trata da execução do Programa Educativo Museu Nacional da República alinhado aos princípios fundamentais dos museus, a saber: a valorização da dignidade humana; a promoção da cidadania; o cumprimento da sua função social; a valorização e preservação do patrimônio cultural; a universalidade do acesso; o respeito e a valorização da diversidade cultural e o intercâmbio institucional.

O Programa Educativo realizará ações que visam estimular a sensibilização, a formação de público para equipamentos culturais do DF, a fruição e a difusão das obras artísticas; contribuir com o reconhecimento pleno do Museu como um bem cultural universal; ampliar e diversificar o atendimento de público; aproximar professores do Museu e contribuir para a formação continuada destes profissionais; incentivar a formação, a atualização e a valorização dos profissionais de instituições museológicas e contribuir com a pesquisa.

13. Quais os objetivos específicos do projeto do IBC selecionado para cumprir as determinações do edital da Secretaria de Cultura para executar o Programa Educativo do Museu Nacional da República?
  1. Estimular a sensibilização, a formação de público, a fruição e a difusão das obras artísticas. contribuindo para a criação de novas metodologias em arte-educação que sejam mediadas por ambientes virtuais;
  2. Contribuir com a educação patrimonial, oferecendo uma verdadeira experiência virtual com o equipamento cultural;
  3. Diversificar o atendimento de público, estabelecendo relacionamento com grupos, além das instituições escolares e prospectando parcerias que viabilizem a ampliação dos serviços;
  4. Aproximar professores da programação do Museu e contribuir para a formação continuada destes profissionais. Realizar encontros para docentes da Secretaria de Educação do Distrito Federal e demais instituições de ensino, por meio eletrônico e ferramenta web;
  5. Contribuir com a criação de uma tecnologia social a partir da sistematização da experiência com a Escola-laboratório. Estreitar as relações entre Escola e Museu e fomentar o protagonismo de jovens estudantes;
  6. Contribuir para o desenvolvimento profissional dos mediadores;
  7. Reativar e fortalecer a Rede de Educadores de Museus e Instituições Culturais local (REMIC-DF) promovendo encontros virtuais com os profissionais das artes da “educação informal”.
14. Como vai funcionar o Programa Educativo?

O projeto do Programa Educativo Museu Nacional da República proposto pelo IBC está dividido em duas grandes etapas. A primeira será de criação das ferramentas, das metodologias e dos conteúdos de mediação virtual, momento em que vamos desenvolver a resposta para a pergunta: “como unir o Museu e suas exposições com os diversos públicos, sobretudo o público escolar?”.

Na segunda etapa vamos mobilizar as instituições de ensino e o público em geral para se conectarem ao Museu, além de continuar com a produção de conteúdo para alimentar a plataforma web desenvolvida na primeira etapa.

É importante dizer que a concepção dessas ferramentas e metodologias será feita em diálogo com o público. Diversos representantes do universo do Museu serão convidados para co-criar: estudantes, professores, arte-educadores de museus, dentre outros.

Além da mediação do conteúdo das exposições o Programa Educativo terá três grandes ações visando estreitar as relações entre a Escola e o Museu:

  1. Uma linha de Educação Patrimonial visando contribuir com a aplicabilidade da Portaria nº 265 de 2016, que institui a política de Educação Patrimonial no âmbito da Secretaria de Educação do DF;
  2. Atividades para professores no formato Live;
  3. Um projeto que pretende fomentar o protagonismo de jovens estudantes, no qual um grupo de alunos de escolas públicas do DF vai criar meios de aproximação entre o Museu e outros jovens. Além disso, pretendemos fortalecer a Rede de Educadores de Museus e Instituições Culturais local (REMIC-DF) promovendo encontros virtuais com os profissionais da educação museal.